Marcelo Bertoni é reeleito por unânimidade presidente da Famasul até 2029

O produtor rural Marcelo Bertoni foi reconduzido à presidência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em eleição realizada neste fim de semana. A escolha foi feita de forma unânime pelos 69 sindicatos rurais que integram a federação.
Sem a formação de chapas concorrentes, a eleição ocorreu de forma híbrida, com participação presencial, na sede da Famasul em Campo Grande, e também de forma online, reunindo representantes de todo o estado.
Bertoni assume seu segundo e último mandato consecutivo à frente da entidade, conforme determina o estatuto da federação. O novo ciclo de gestão será válido entre 2025 e 2029.
Composição da nova diretoria
Além de Marcelo Bertoni na presidência, a nova diretoria da Famasul tem Maurício Koji Saito como vice-presidente, Frederico B. Stella no cargo de diretor-tesoureiro e Fábio O. Caminha como diretor-secretário.
Histórico e trajetória
Com mais de 30 anos de atuação no setor agropecuário, Bertoni tem um longo histórico de participação em entidades representativas. Já foi diretor-tesoureiro da própria Famasul, atuou no Sindicato Rural de Bonito e em órgãos que discutem temas ambientais e econômicos relacionados ao agronegócio no estado e no país.
Desafios para o agro
Entre os principais desafios da nova gestão estão as discussões sobre segurança no campo, acesso a crédito, logística, infraestrutura e a necessidade de fortalecer as ações de defesa sanitária e ambiental.
Além disso, o setor deve enfrentar uma agenda crescente relacionada às exigências do mercado externo, que envolve práticas de sustentabilidade e rastreabilidade da produção.
A representatividade da Famasul junto aos governos estadual e federal, bem como a interlocução com outras entidades, também seguirá como uma das prioridades da diretoria reeleita.
COMENTÁRIOS