Campo Grande sedia o 73º Fórum da ABRUEM sobre inovação e governança nas universidades

Entre os dias 21 e 24 de maio, Campo Grande se torna palco do 73º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), reunindo cerca de 180 lideranças do ensino superior de todo o país. O evento ocorre em dois locais: a solenidade de abertura será realizada no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e as atividades subsequentes acontecem no Auditório do Novotel.
Com o tema “Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil”, o encontro tem como objetivo discutir práticas de gestão, financiamento, inclusão e o fortalecimento da ciência e tecnologia nas instituições públicas fora do eixo federal. A UEMS, anfitriã do evento, celebra ainda 30 anos de atuação no ensino superior em Mato Grosso do Sul.
Durante a abertura, o governador do Estado, Eduardo Riedel, participa com a palestra “O papel da Governança e Sustentabilidade no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado de MS”. A programação segue com mesas-redondas e grupos de trabalho que abordarão políticas de graduação, pós-graduação, extensão, EAD e internacionalização.
De acordo com a vice-reitora da UEMS, Luciana Ferreira, o evento será uma oportunidade para compartilhar estratégias de governança e ampliar o debate sobre o papel social das universidades públicas regionais. “As universidades estaduais e municipais têm grande capilaridade e impacto direto na vida das comunidades. Discutir políticas inclusivas e gestão eficiente é uma forma de fortalecer nosso compromisso com a sociedade”, afirmou.
A presidente da ABRUEM, professora Cicília Maia, reforçou a importância da articulação institucional diante dos desafios contemporâneos. “Este é um espaço de construção coletiva de caminhos para mantermos a relevância das nossas instituições diante de tantas demandas sociais e orçamentárias.
”A UEMS foi criada em 1993 e atualmente está presente em 30 municípios sul-mato-grossenses, com mais de 70 cursos de graduação e 33 programas de pós-graduação. Em 2024, a universidade conta com orçamento de R$ 429 milhões, sendo quase R$ 40 milhões destinados a auxílios estudantis e à expansão de programas de ensino, pesquisa e extensão.
Serviço:
73º Fórum Nacional da ABRUEM
Data: 21 a 24 de maio de 2025
21/05: Auditório da UEMS – Campo Grande (MS)
22 a 24/05: Auditório do Novo Hotel – Campo Grande (MS)
Informações: www.uems.br
COMENTÁRIOS